terça-feira, 1 de outubro de 2013

O populismo no Brasil

IFBA
Alunos: Larissa e Iuri
Turma: 6131

No Brasil, o desenvolvimento industrial provocou o deslocamento da economia do setor agrário para o urbano. Por conta disso, houve uma emergência de massa popular urbana, passando assim a ser manipulada pelo Estado.
Os poucos líderes populistas, considerados carismáticos, caracterizavam-se pelos discursos mirabolantes para iludir o povo, com muitas promessas e poucas realizações. Apesar disso, foi muito importante, pois foi aí que o povo passou a entrar em cena. Mas nesse período, tanto as estruturas econômicas e sociais de nosso país continuavam inalteradas, pois o movimento operário permaneceu voltada para Estado, o capital estrangeiro continuou com sua obra de raptar parte das riquezas nacionais. Os dois presidentes que tentaram interromper essa abertura, quiseram mexer em nossas injustas estruturas econômicas e sociais, tendo um fim trágico. O que levou Vargas ao suicídio, devido ao fracasso no atentado contra Carlos Lacerda, ficando isolado e Goulart foi deposto por um golpe militar.
No plano político, Vargas dando seguimento à sua ação populista, que foi iniciada no Estado Novo, procurava fixar sua aproximação com as massas.
Juscelino no seu mandato teve um grande crescimento econômico por conta de sua expansão do setor industrial. De 1956 até 1958, Juscelino enfrentou diversas crises que houve em seu governo. Já a partir de 1958 começaram as cobranças, o povo estava insatisfeito, as altas taxas de inflação e as dívidas externas.
No governo de Jânio Quadros teve como importância a aproximação do Brasil ao Bloco socialista. Jânio deixou a população que o elegeu decepcionada, pois houve um grande aumento da inflação. Jânio irritado com a oposição que sofria, tomou a atitude de renunciar, esperando ser colocado no poder pelo povo, a fim de estabelecer um governo forte.

O governo de João Goulart teve grande interferência, pois tentaram impedir o seu governo. Goulart com seus poderes limitados assumiu o Parlamentarismo com Tancredo Neves. Porém, os movimentos de massas se radicalizaram, acelerou a crise econômica assustando não só as camadas conservadoras, mas até os moderados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário