terça-feira, 1 de outubro de 2013

POPULISMO

O “populismo é uma forma de governar baseada nas massas”, onde o governante exerce forte influência sobre o povo, utilizando desta para obter o apoio da população.
O maior exemplo de governante populista no Brasil foi Getúlio Vargas, que mantinha uma postura carismática para com as massas populares, tudo dentro de seus interesses.
Como todo bom líder populista procurou estabelecer laços emocionais com o povo, para assim faze-lo concordar com suas decisões. Tamanha a afeição conquistada por Vargas que ele ficou conhecido como “pai dos pobres”.
Para o governante populista o contato direto com o povo, sem auxilio de intermediários, gera nas massas populares (principalmente de baixa renda) um sentimento de afeição pelo líder.

A manipulação da imprensa e controle sobre a circulação de informações era um fator importante para conservar a imagem de Vargas (para este fim surgiu o DIP).
Há controvérsias acerca das vantagens que a postura de Vargas ao aprovar reformas trabalhistas, alguns alegam que as medidas apenas tornaram os sindicatos dependentes do estado.

Observando dessa forma já é possível notar que o objetivo das medidas não era favorecer o operariado, mas obter maior controle sobre ele.

Alguns outros casos mais recentes de governantes populistas são o do ex-presidente da Venezuela Hugo Chaves (morto) e Evo Morales na Bolívia, além deles alguns apontam o governo Lula, no Brasil, como repleto de características do populismo.

Mas os modelos de governo evoluem e se reorganizam, e apesar disso o controle das é sempre aparente no discurso de cada novo governante que surge.  


           





Aluno: Rubens Sena dos Santos                    Turma: 6131           

Nenhum comentário:

Postar um comentário