domingo, 29 de setembro de 2013

POPULISMO NO BRASIL

O populismo é uma forma de governar, onde o governante obtém, por meio de vários recursos, o apoio popular. O populista usa da mídia para divulgar as suas ideias que “beneficiam” os menos favorecidos e a classe trabalhista. O populista afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita partidos políticos e instituições democráticas. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

O populismo chegou ao Brasil, na década de 1930 com governo “Vargas”. Getúlio Vargas procurando popularidade para se manter no governo, beneficiou os trabalhadores brasileiros com suas reformas trabalhistas. Vargas construiu uma imagem de protetor dos trabalhadores, graças ao uso intensivo dos meios de comunicação, usando principalmente a rádio para espalhar a sua presença “onipresente” pelo país.

Getúlio se transformou na esperança de operários nas grandes cidades, que não possuíam direitos trabalhistas, ou ainda na esperança de transformar o Brasil em um país onde toda a população teria direitos iguais, já que desde a proclamação da republica o povo não havia adquirido. Por conta de todos os seus feitos, que beneficiaram grande parte da população pobre, e da classe trabalhista, Vargas ficou conhecido como “pai dos pobres”, e assim continuou a promover o seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.  

Os governos populistas têm grandes preocupações com o uso dos meios de comunicação como instrumento de divulgação das ações do governo, além do Autoritarismo e Assistencialismo. O crescimento de governos populistas sempre foi vista com certa desconfiança por determinados grupos políticos, sejam eles internos ou estrangeiros. A maneira de como se dão esses governos, desde a mobilização de massas, o apelo aos interesses nacionais e a falta de uma politica clara, poderia colocar em risco os interesses defendidos pelas que controlavam a propriedade das terras ou das forças produtivas do setor industrial.

Um governo populista recente no Brasil, foi o governo de Lula, que obteve um grande carinho do povo por conta de seu governo que de uma maneira geral beneficiou os trabalhadores e o “povão” de uma maneira geral. Lula obteve um dos maiores índices de aprovação no seu governo.


Bom, o populismo entrou em crise no momento em que não conseguiu mais negociar os interesses das elites econômicas junto as classes trabalhadoras. E, quando as tensões políticas e sociais chegaram a tal ponto, podemos ver que grupos nacionais conservadores buscaram apoio político internacional, principalmente dos Estados Unidos, para varrer o populismo por meio da instalação de ditaduras que surgiram entre as décadas de 1950 e 1970.

Dupla: Anderson Jaime Santana Rocha e João Barbosa da Silva Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário