segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Populismo no Brasil

Populismo é uma forma de governar baseada nas massas, onde o governante exerce uma influencia muito grande sobre o povo e utiliza isso para obter apoio popular. O líder populista procura ter contato direto com seu povo mantendo laços emocionais e não raciais, a sua imagem é trabalha para se assemelhar e passar confiança ao povo. Entretanto, ele assume uma postura de quem é amigo do povo, não do que surge do povo.  
Historicamente, o termo populismo acabou por ser mais identificado com certos fenômenos políticos como a Revolução de 1930, que derrubou a República Velha oligárquica, colocando no poder Getúlio Vargas, que viria a ser a figura central da política brasileira até seu suicídio, em 1954.
Exemplo máximo do populismo no BrasilGetúlio Vargas subiu ao poder através do golpe de Estado em 1930. Primeiramente seu governo durou até 1945. Apelidado de "pai dos pobres", sua popularidade entre o povo é atribuída à sua forma de liderar e ao seu empenho na aprovação de reformas trabalhistas que favoreceram os operários.
Vargas utilizava os meios de comunicação mais influentes para ser bem visto na população.
Durante o período entre 1946 e 1951 em que Getúlio vargas havia saído do poder assumiu Gaspar Dutra. A nova constituição proposta por Dutra, tinha essas importantes mudanças: os princípios básicos do Estado;o Direito de Voto;os Direitos Trabalhistas;os direitos do cidadão.
Pela primeira vez o Brasil conheceu um esforço organizado de planejamento econômico. 
Em 1951 ,elegendo-se democraticamente presidente e governando até suicidar-se, Getúlio Vargas retorna ao poder . O partido trabalhista foi o responsável pelo apoio e maciça votação recebida por Getúlio Vargas como candidato à Presidência, graças à sua política paternalista para com o trabalhador brasileiro.
Destacaram-se nesse período: as medidas de nacionalização; medidas de proteção à indústria;criação da Petrobrás e desenvolvimento econômico.
Após a morte de vargas passaram pelo país três diferentes presidentes ate que em 1956 tomou posse o eleito Juscelino Kubistchek.
O governo de Juscelino Kubistchek (1956-1960) foi caracterizado por transformações de grande alcance, sobretudo na área econômica.Estabeleceu-se um plano de 31 metas, sendo energia, transporte, alimentação, educação e construção da nova capital. caracterizou-se também pela rápida industrialização, dando ao país uma auréola de prosperidade poucas vezes presenciada anteriormente.
Entretanto, na construção de Brasília, nova capital, e em empreendimentos que visavam estabelecer a infra-estrutura e permitir a continuidade do desenvolvimento nacional, Juscelino Kubistchek passava a gastar mais do que cabia a situação econômica do país. Gerou-se uma situação inflacionária, que ocasionou em uma crise.
Seu sucessor foi Jânio Quadros que em  25 de agosto de 1961 renunciou, sendo sucedido por João Goulart.
Durante esse período, do governo Vargas até Goulart, se passou problemas relacionados a liberdade e muitos outros, mas é fato constatar todo o crescimento economizo jamais obtido ate então.
Atualmente, apesar de não possuir a mesma expressividade de algumas décadas atrás, o populismo sustenta algumas ‘migalhas’ na cultura política.Analisando alguns governos, percebemos a autopromoção política por meio dos meios de comunicação e a utilização de programas sociais de motivação eleitoreira. Alguns especulam sobre a possibilidade do governo Lula ser considerado populista, entretanto apenas a sua imagem, de alguém que surge do povo pode ser trabalhada como tal, seus mandatos acabaram que por favorecer entidades e instituições, deixando o povo a um nível de carência.
Alunos: Arlete Lima; Samuel Fogaça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário