domingo, 29 de setembro de 2013

Populismo no Brasil



O termo populismo surgiu nos anos de 1930, e ainda questionado por diversos historiadores, ele é usado para caracterizar certos políticos e práticas políticas. Quando o conceito de populismo começou a ser usado por alguns autores, foi com intuito de compreender o porquê do surgimento de propostas políticas que valorizavam a vontade popular e de apoiá-las em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Para esses autores, o populismo seria um processo de transferência de uma sociedade agrária e tradicional para uma sociedade urbana e industrializada. Mas para isso, o povo teria que apoiar-se em uma liderança política, no qual iria representá-los. 

Depois disso o conceito de populismo passou a ser questionado. Novos trabalhadores recusavam a ideia de que eles precisavam de um líder para que conseguissem o que lhe eram de direito. Diziam também que não havia passagem de uma sociedade para a outra, e sim relações entre as duas partes. Esses novos trabalhadores defendiam que cada experiência histórica deveria ser estudada e de uma forma comparativa, a  forma em que o governo se relacionava com o povo deveria ser estudada detalhadamente. Com isso, o conceito de populismo passou a ser conduzido como uma política de massa.

Aluna: Isabella Cristina Almeida Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário