segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Populismo no Brasil

Para falar do que foi e como repercutiu o populismo no Brasil precisa-se saber o significado de um governo desse caráter. Um governo populista é aquele em que o governante é adorado pelo seu carisma e pelas suas ações governamentais. O líder populista procura estabelecer laços emocionais e tem contato direto com o povo, assim sendo, não possui a necessidade de intermediários. É essa proximidade que gera nas pessoas, em sua maioria de baixa renda, o sentimento de afeição pelo líder. Um exemplo bem claro no Brasil foi Getúlio Vargas, titulado de “pai dos pobres”.
Getúlio Vargas ao longo de sua caminhada como presidente do Brasil se mostrou um líder extremamente carismático e um tanto contraditório. Apesar de ter feito algumas mudanças significativas como, por exemplo, a criação da Petrobras (empresa estatal detentora da exploração e refino do petróleo extraído do nosso território) e também a criação do CLT(Códigos de Leis Trabalhistas) ,a jornada de trabalho diminuída e a população não poderia receber um salário menor que o permitido pelo governo, ele foi um ditador que manipulou o povo brasileiro para conquista de seus objetivos. Durante sua jornada, Vargas, aplicou golpes para permanecer no poder . A sua contradição não para por aí, o nosso ditador apoiou os Estados Unidos na guerra contra o governo nazista da Alemanha (governo que servia de inspiração para Getúlio Vargas).
Outro exemplo de governo populista foi o de Juscelino Kubitschek. Ele se mostrou ser um presidente ambicioso. Seguindo a risca seu lema de campanha: 50 anos em cinco, Juscelino focou um extraordinário desenvolvimento para o Brasil. Contudo, Todas as grandes construções realizadas no Governo Juscelino Kubitschek só foram possíveis com o uso do capital estrangeiro. Tais investimentos aumentaram a dívida externa do país. A inflação cresceu como nunca havia acontecido.
Por meio disto é possível perceber que o populismo no Brasil foi um governo que teve grande participação no cotidiano do povo brasileiro onde a carisma do governante conquistou as massas de modo que as vontades dos políticos não fossem questionadas e como consequência um falso desenvolvimento e dívidas externas.



Carolina Lima
Ranna Martins
Guilherme Novais

Nenhum comentário:

Postar um comentário