sábado, 11 de maio de 2013

Da Liga das Nações até a ONU


A liga das Nações surgiu em 1920 com o intuito de manter a paz entre os países. Logo após o fim da primeira guerra mundial, foi assinado o tratado de Versalhes e isso foi um dos principais pilares para o surgimento da liga das nações.

Com o intuito principal de evitar uma nova guerra, a liga das nações surgiu com alguns princípios fundamentais:

 - Autonomia dos povos

 - Renuncia à política de alianças

 - Governo de acordo com os governados

 - Liberdade dos mares

- Desarmamento geral

Ainda importante mencionar que o Brasil foi membro fundador da Liga, tendo porém deixado a instituição em situação embaraçosa, de péssima memória para os representantes do país no exterior. Ao pleitear, durante o governo do presidente Artur Bernardes, por uma vaga permanente no Conselho Executivo (assim como o país hoje pleiteia uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU), o Brasil forçou sua admissão por meio da recusa em aceitar a entrada permanente da Alemanha para o mesmo Conselho. Todos os outros países voltaram-se contra o Brasil, o país ficou isolado dentro da organização, e logo depois, acabou por abandonar a organização, em 1926.

Em setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha, desencadeou a Segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações, tendo fracassado em manter a paz no mundo, foi dissolvida. Estava extinta por volta de 1942.

Em junho de 1945, um ano depois do dia D, foi escrita a carta das nações unidas que entraria em vigor apenas em outubro de 1945. A Organização das Nações Unidas contava com 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial.

Hoje a ONU possui 192 países membros. Diferente da Liga das nações a ONU possui de um corpo militar, conhecido como “Força de Paz”. A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

A ONU possui objetivos principais que são:

· - Defesa dos direitos fundamentais do ser humano

· - Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado

· -Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações

· -Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional

A ONU viveu momentos difíceis na Guerra Fria e na Guerra do Vietnã. A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros.


IFBA-Campus Vitória da Conquista                   Turma:6131        Série:3°ano
Grupo: João Barbosa, Isabella Araújo, Anderson Jaime, Iuri Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário