sábado, 11 de maio de 2013

O Que aprendemos com a Primeira Guerra Mundial

  A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento histórico que marcou pra sempre todos que a presenciaram. Mas ele não foi o primeiro conflito de proporções tão chocantes, outros conflitos ao longo da historia da humanidade também se destacaram por suas peculiaridades, como por exemplo, a guerra dos cem anos, que surgiu em meados do século XIV e perdurou ate meados do século XV. Mas então por que esse período histórico (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918) foi tão marcante para a humanidade?

  Durante a primeira guerra mundial grandes avanços foram feitos nas áreas da aeronáutica, da marinha e da indústria bélica em geral. E com esses avanços a humanidade começou a vislumbrar um mal que nos assombra ate hoje, as armas de destruição em massa. Embora seu uso tenha sido tímido, suas repercussões foram tremendas. As bombas de gás foram responsáveis por milhares de mortes nos campos de batalha, sendo o Gás Mostarda o mais devastador.

  Desde então a humanidade passou a reconhecer a verdadeira face da guerra. Pois antes disto a guerra era celebrada, como sempre foi nos períodos feudais, com suas disputas, que apesar de serem sangrentas, eram cantadas como o momento mais sublime da honra e da gloria de um guerreiro.

  Foi só então que as massas perceberam como a guerra pode afetar suas vidas, e por isso surgiram em todo mundo grupos anti-guerra que começaram a espalhar suas ideias e criaram o que hoje chamamos de pacifismo, uma forma de pensar que diz que tudo pode ser resolvido de forma não violenta, e mesmo que haja desentendimento ele nunca deve ser levado ao campo de batalha, para que nunca se repita o massacre da Primeira Grande Guerra Mundial.



O Trecho do filme "Nada de novo no front", nos dá uma ideia do que a humanidade presenciou na I Guerra  




IFBA-Campus Vitória da Conquista                   Turma:6131        Série:3°ano
Grupo:Guilherme Souto ,Lucas Mello ,Gabriel Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário