sábado, 11 de maio de 2013

O que aprender sobre a primeira Guerra Mundial


Para compreender a primeira Guerra Mundial ocorrida entre os anos de 1914 á 1918 é necessário começar pela análise da conjuntura política dos países europeus nesse período. Desde fins do século XIX, uma série de rivalidades políticas no continente eram alimentadas pelo clima de exacerbação nacionalista e pelo avanço do militarismo, principalmente na Inglaterra, Alemanha, França e Rússia, ou seja, as principais causas deste conflito foi o militarismo, nacionalismo exarcebado(ufanismo) e o imperialismo(capitalismo).

No inicio do século XX, surge grandes rivalidades entre os países europeus com, por exemplo, a França versos Alemanha, onde os franceses perderam para os alemães as regiões da Asácia-Lorena,ricas em carvão, gerando desequilíbrio político e econômico no continente europeu. No ano de 1971, os alemães obteve um forte crescimento industrial devido a unificação política ocorrida nessa época.

A Alemanha tinha como foco proteger o comercio exterior através de investimentos em marinha mercante e guerra, onde a Inglaterra era ameaçada em sua posição solitária de potência econômica no continente europeu. Esse crescimento da Alemanha provocou desequilíbrio a conjuntura política europeia.

É de suma importância que depois os alemães estabeleceram uma aliança diplomática e militar com o Império Austro-Húngaro (mosaico de nacionalidades que aspiravam á autonomia), em virtude disso as minorias étnicas com tchecos, eslovacos, bósnios, servos, croaras e romenos lutavam por autonomia. As rivalidades políticas e o crescimento dos nacionalismos na Europa tiveram peso decisivo na eclosão chamada Grande Guerra.

Em 1979, fica claro o sistema de Bismark, quando a Alemanha firmou um pacto com a Áustria contra quaisquer agressões vindas do leste ou do oeste, ao qual a Itália aderiu, quando se forma a tríplice aliança entre o Império Alemão, Austro-Húngaro e a Itália.  A França e a Rússia firmaram um acordo entende que colocava a Alemanha entre duas potências frentes batalha além da aproximação da Inglaterra e França. Esse entendimento deu origem a Tríplice Entende, acordo que incluía a Rússia, França e Inglaterra.

O motivo da deflagração da guerra foi o assassinato do príncipe herdeiro de Império Austro-Húngaro, Francisco Bernadinho e sua esposa, que ao assumir o trono queria transformar a monarquia dual em monarquia tríplice, todavia contrariavam os interesses dos sérvios , que tinham pretensão de formar a Grande Sérvia independente. 

Anos depois ocorre a entrada dos EUA na guerra e a saída da Rússia com objetivo de fazer a revolução socialista. Durante a primeira guerra ocorreu nada mais que uma mera continuação desse conflito,  o Tratado de Versalhes por ser impositivo e humilhante. Um dos fatores que representou um dos maiores horrores dessa guerra foi as trincheiras, por mais que usassem o poder do fogo da artilharia, nenhum dos lados conseguiam ultrapassar as trincheiras inimigas.

 Como balanço final depois da Primeira Guerra Mundial, as democracias liberais ficaram desacreditadas e, em alguns casos, condenadas, com na Itália e na Alemanha. 



IFBA-Campus Vitória da Conquista                   Turma:6131        Série:3°ano
Grupo:Míriam, Nathalia e Larissa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário