quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nacionalismo


"O nacionalismo é uma doença infantil: é o sarampo da humanidade."           (Albert Einstein).

Nacionalismo é um conceito ideológico, no qual os cidadãos pertencentes a uma nação devem lealdade e orgulho ela. Assim sendo o nacionalismo quando de forma exagerada, provoca nas pessoas um sentimento incondicional de defesa de sua nação, nesse ponto as pessoas defenderiam sua pátria com tanto entusiasmo que chegariam a matar se alguém a insulta-se mesmo que sem intenção.

O nacionalismo pode ser visto como um conceito plural, pois podem se manifestar com diferentes propósitos ou interesses. Entrando contexto da primeira guerra mundial, pode-se observar um primeiro modelo de nacionalismo, o das potencia capitalistas que culminou em disputas por territórios coloniais. Tem-se como exemplo a Alemanha que dissipou uma ideologia radical entre os seus, e que mantinha um conflito com a Inglaterra por colônias em outros continentes. Esta primeira consumida pelo seu nacionalismo exacerbado entrou, mesmo sem certeza de vitória num conflito com grandes potencia da época (Inglaterra, França e Rússia).

Um segundo modelo é descrito como o nacionalismo dos impérios tradicionais este visa principalmente expansão territorial, ai podemos citar a Rússia e o império truco Otomano, este ultimo fruto da expansão árabe, promoveu uma forte expansão territorial baseada nos ideais expansionistas da religião muçulmana (os muçulmanos fiéis devem ampliar o número de fiéis muçulmanos e combater a influência das demais religiões estrangeiras”) e em sua cultura militarista. Uma das mais importantes conquistas desse império foi em cima dos Bizantinos, que eram de maioria cristã ortodoxa. Essa intenção das nações de conquistar muitas terras se resume em atacar nações menos favorecidas, e como consequência o que começa de forma ruim termina pior ainda (“tudo tem chances de dar errado, e vai dar errado”).      

 E como um tiro pela culatra o Império Turco-Otomano foi curiosamente reduzido ao território da atual Turquia por ideais separatistas que surgiram na extensão de seu império, estes ideais configuram um terceiro modelo, o nacionalismo separatista que visa autonomia das porções de um território, por diferenças étnicas, culturais e até mesmo econômicas, em que  algumas minorias desejam se excluir das nações a qual pertencem formando uma nova, é claro que um império que tem muito a perder nunca deixaria a separação acontecer sem mais nem menos, logo isso gera muitos conflitos, como no caso do Império Austro-Húngaro, em varias regiões dentro do mesmo desejavam se separar, não mais se sujeitando a autoridade do império esse foi um dos fatores que culminou no início da primeira guerra mundial.  

Mais informação:



Diferença entre Patriotismo e Nacionalismo:






5 frases de Adolf Hitler:




IFBA-Campus Vitória da Conquista     Turma:6131   Série: 3°ano
Grupo:Rubens Sena dos Santos e Douglas Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário