segunda-feira, 13 de maio de 2013

Da Liga Das Nações a ONU


A palavra que definia o mundo após o término da grande primeira guerra era derrota, pois mesmo os países vitoriosos no conflito, enfrentavam uma grave crise socioeconômica. Tamanha violência provocou a destruição de cidades e de plantações, que geraram uma fome e miséria jamais vistas. Diante deste clima geral de desolação, tornou-se necessária a criação de uma organização mediadora dos conflitos internacionais.

Em 1919 os aliados criaram a Liga das Nações, cujo objetivo era assegurar a paz no mundo. No entanto, tal organismo já surge imponente sem a participação dos Estados Unidos ou da União Soviética, que tomam a atitude fiscalizadora dessa entidade como uma ameaça aos seus imperialismos. Outro paradoxo da Liga das Nações está por ter sido criada no tratado de Versalhes, uma série de leis humilhantes que os alemães, desejosos por vingança, tiveram que submeter-se. Posteriormente, esse tratado foi um dos principais motivos da Segunda Guerra mundial, sendo o responsável tanto pela criação da Liga, quanto pelo seu fracasso completo em manter a paz.

Durante a Segunda Guerra o mundo envolveu-se em um imenso conflito que deixou cerca de 50 a 70 milhões de mortos, arrasou Estados, faliu potências coloniais e contou com a participação de bombas nucleares que em minutos, transformaram imensas cidades em cinzas. Após o término de tamanha catástrofe torna-se novamente necessária a criação de uma entidade apaziguadora, que recebe o nome de ONU cuja função é intervir nos países em combate. A organização das Nações Unidas não possui uma tropa, pois os países membros se reúnem e escolhem um exército, como aconteceu com o Brasil ao enviar bases militares ao Haiti.  Convém salientar que apesar das inúmeras atuações da ONU no cenário mundial, como a criação dos direitos humanos, tal organização não deixa de ser controlada pelos Estados Unidos, pois ela não intervém nos conflitos gerados pela grande potência mundial. Um exemplo clássico é a imparcialidade do órgão na Guerra do Vietnã, que deixou mais de um milhão de mortos.

As mesmas potências mundiais que geraram as bárbaras guerras são aquelas que criaram, movidas pelo interesse próprio, as duas organizações destinadas à paz do mundo. Portanto, torna-se necessário perceber que por trás de cada tratado internacional, estão as influências das grandes potências mundiais, pois estas agem de acordo com o que lhes convém, e podem facilmente acabar com a harmonia do mundo para defender sua expansão infindável. 

IFBA-Campus Vitória da Conquista        Turma:6131      série: 3°ano
Grupo:Renata , Rafaela, Lara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário