segunda-feira, 22 de julho de 2013

A onda

Com o fim da primeira guerra mundial a Alemanha se vê em um estado critico. Derrotada e obrigada a cumprir com os termos impostos pelo tratado de Versalhes que incluíam a perda de partes de seu território, restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra causaram um choque e ao mesmo tempo um sentimento de humilhação na população alemã, o que posteriormente contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.
Inflação sem precedentes, clima de insatisfações, o sentimento de humilhação pelo tratado de Versalhes, a decadência da classe burguesa alemã ao mesmo tempo em que há uma ascensão econômica do povo judeu foram à base para o desenvolvimento do nazismo na Alemanha. Com base nisso o filme “a onda” procura retratar como as questões sociais vividas pela sociedade alemã no fim da segunda guerra mundial podem acabar gerando um governo autocrático.
No filme “a onda” propõe-se um experimento que explique na prática os mecanismos do nazismo procurando responder a uma pergunta, “em uma sociedade democrática e depois de todo o terror gerado pelo terceiro reich, seria possível uma retomada do nazismo?”. De inicio o professor responsável pelo projeto começa exigindo que os alunos se refiram a ele como senhor Wenger, muda as carteiras de lugar para que não haja mais os grupinhos e estimule a união entre os alunos.
Utilizando-se dos mecanismos do nazismo ele busca implementar uma serie de atitudes, como o uso de fardamentos, que busquem criar nos alunos um sentimento de grupo, de unidade. Os alunos logo se veem envolvidos por esse movimento e acaba se criando um sentimento tão forte que eles chegam ate mesmo a pensar na possibilidade de novamente trazer um uma mudança politica a Alemanha tal qual foi o nazismo.
Podemos perceber com o filme “a onda” que o que foi de real importância para o surgimento do nazismo, na Alemanha, e de outros movimentos políticos, como a criação do socialismo na antiga união soviética, foram em sua grande maioria impulsionada por todo um contexto social de indignação e insatisfação da população.



IFBA - Campus de Vitória da Conquista.
Aluno:Marcos Oliveira.       Curso: Eletrônica      Turma:6131   

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