segunda-feira, 22 de julho de 2013

Regimes Autocráticos

Os regimes autocráticos que abalaram o mundo no século XX se    estabeleceram em seus devidos países devido a condições instáveis estabelecidas por pactos pós-guerra. Esses pactos geraram grandes insatisfações na população, que, incentivada por discursos inflamados daqueles que se tornariam seus lideres, apoiaram os regimes e seus ideais.
A forma de como o regime ameaça a democracia, é o seu próprio modo de governo, enquanto a democracia é um governo de todos, os regimes concentram todo o poder em um líder ou em um pequeno grupo.
O filme “A onda” cria um paralelo entre essas ideias e uma possível recriação destas em nosso contesto histórico, expondo como conceitos, como liderança, que foram partes fundamentais para a consolidação dos regimes autocráticos.
Iniciando seu debate histórico com o questionamento do professor (e futuro líder) aos seus alunos sobre o possível reestabelecimento de algo semelhante ao 3° Reich na Alemanha moderna, o filme nos leva a ponderar de que forma essa reinstalação se daria em uma sociedade de valores e meios de comunicação que tendem a um imediatismo e a uma proliferação instantânea de noticias. Do mesmo modo que seria mais fácil impor um regime, mais fácil também seria evita-lo.
Um regime que teve um forte impacto na historia foi o nazismo. Os métodos adotados pelo professor foram alguns dos métodos utilizados por Adolf Hitler para impor e manter a sua ditadura. O regime nazista, de extrema direita, causou um grande impacto na historia, pois houve um grande numero de mortos o seu fracasso gerou uma nova divisão Geopolítica na Europa.

IFBA - Campus de Vitória da Conquista.
Alunos: Lucas Melo e Guilherme Souto.       Curso: Eletrônica      Turma:6131  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário