segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sempre haverá um ditador

Seria possível nos dias atuais um governo autocrático? No filme “A onda” um professor faz este questionamento aos seus alunos, eles acreditam que isso seria praticamente impossível. Se levar este mesmo questionamento a população muitos certamente responderiam a mesma coisa. Com o intuito de ensinar os alunos sobre o governo autocrático, o professor propõe, que a turma seja um tipo de organização durante uma semana e eles aceitam. Com o passar do tempo eles se tornam um grupo diferenciado dos demais, andam pelo colégio com uniforme do grupo, criam um símbolo de equipe, saúdam ao seu mestre como forma de respeito, e nomeiam-se de “A onda” com o passar do tempo sem que eles percebam, são arrastados pela maré alta de uma ideologia autoritária.
O filme, baseado em fatos reais, se assemelha com o movimento fascista(na Itália) e nazista (na Alemanha) retratando a supressão das liberdades individuais, a caracterização por método uniforme, a saudação ao líder(no filme é o professor, no  movimento fascista Mussolini e no nazismo Adolf Hitler), a identificação( no filme o desenho da onda, no nazismo a cruz suástica) e um dos itens mais importantes: a disciplina, como dito no filme, “poder pela disciplina”.
Os dois movimentos se iniciaram de insatisfações socioeconômicas e combate as ideias marxistas, comunistas e democracia. O nacionalismo exacerbado também contribuiu para esses acontecimentos históricos. Mussolini e Adolf Hitler por meio de discursos demagógicos conquistaram seus respectivos países, Itália e Alemanha, e aqueles que se manifestavam contra a suas ideologias estavam condenados a morte, cavando a sua própria cova.
Quem diz que propaganda é a alma do negócio não se engana. Tanto Mussolini quanto Hitler utilizaram dos meios de comunicação ( jornais, rádio) para conquistar aliados, jovens e crianças eram alvos fáceis para a presa dos dois predadores. Cheios de preconceito manipulavam o seu povo para fazer aquilo que eles achavam certo . Hitler como bom ditador pregava que a raça ariana era pura, única digna de viver. Os pobres judeus foram menosprezados,perseguidos e torturados pelo ditador.
Atualmente, a sociedade vive em um governo democrático que no entanto ainda permite a presença de um ditador: a mídia. Ela que manipula e dita as regras e todos obedecem como se fossem meros escravos, sem força intelectual o suficiente para se opor a ela.



IFBA - Campus de Vitória da Conquista.
Alunas: Carol Lima e Ranna Martins.         Curso: Eletrônica      Turma:6131   

Nenhum comentário:

Postar um comentário